De terra fértil a semeador.

Mateus 13 – A parábola do semeador.
“Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa, foi para a beira do lago da Galileia, sentou-se ali e começou a ensinar. A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou num barco e sentou-se; e o povo ficou em pé na praia. Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse: — Escutem! Certo homem saiu para semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um. E Jesus terminou, dizendo: — Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.”
Versos 1 a 9. ‭‭

Quantas vezes você tentou plantar uma semente e falou de Jesus com alguém que não deu a menor importância para aquilo que você estava dizendo? É exatamente a beira do caminho que essas sementes caíram. Quando alguém escuta a palavra e simplesmente não da a importância necessária ou simplesmente não crê. Então os pássaros vem e levam embora as sementes, sem que haja tempo delas se aprofundarem. As adversidades, a descrença e/ou o inimigo usando de situações e pensamentos de influência contrária para nos distanciar do caminho.

Quando a semente até germina com rapidez mas algo faz com que não hajam frutos, logo a planta morre, porque a sua terra está cheia de pedras na superfície impedindo que criem raízes. Nosso orgulho, a dureza do nosso coração, as magoas e o medo de abrir nosso coração nos dificulta seguir crendo.
Para brotar algo novo em nós e a partir de nós, precisamos estar dispostos a deixar para trás a dureza do nosso coração, o nosso orgulho e as coisas que nós sabemos que nos afastam de Deus.
Quando o povo de Israel estava distante de Deus, vivendo por si mesmo e até mesmo profanando o nome de Deus, o Senhor fez uma promessa a esse povo: “Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente.” diz em ‭‭Ezequiel‬ ‭36:26‬.
Que esse coração novo que só Deus é capaz de nos dar possa ser o desejo do nosso coração atual.
O que acontece com as sementes que caem na terra com espinhos não é diferente do que acontece com a nossa vida quando estamos sufocados por preocupações e a “autossuficiência”. Nós tiramos a liderança das nossas vidas da mão de Deus e tentamos nos guiar sozinhos.
Nós rejeitamos a rota de Deus e resolvemos seguir sozinhos, produzindo ainda mais preocupações em nós. Deixando cada vez mais de buscar o Eterno e os propósitos dele para nós.
Nós seguimos desejando o que Ele tem pra nós, mas tememos entregar o HOJE em suas mãos. Nós não conseguimos nos despir da ansiedade de aguardar que há tempo determinado para todas as coisas.
O salmista diz “Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!” ‭‭Salmos‬ ‭51:10. Que essa seja nossa oração.

As sementes que são plantadas em uma terra fértil em um local de clima apropriado são as sementes que vão brotar e dar frutos e dali irá jorrar algo novo!
Lendo alguns blogs de agricultura eu entendi que para ter uma terra fértil e PRODUTIVA é necessário:

1) TER UM PLANEJAMENTO AGRÍCOLA
Ou para nós, para nos tornarmos uma terra fértil, nós temos que conhecer a Deus, nos relacionar com Ele.
Exatamente como um planejamento, conhecer o que estamos lidando, aprender onde e como fazer as coisas fluírem naquela área que vamos plantar. O que queremos frutificar em nós, se não a presença de Deus? Para nós, o planejamento nada mais é do que GASTAR TEMPO COM DEUS. Conhecendo a Deus, mergulhando em sua palavra, buscando, orando e louvando quem Ele é…
Em Tiago 4:8a
“Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês.”
‭‭Tiago‬ ‭4:8‬a NTLH‬‬
“orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. Não atrapalhem a ação do Espírito Santo. Não desprezem as profecias. Examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal. Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel e fará isso.”
‭‭1Tessalonicenses‬ ‭5:17-24‬ ‭NTLH‬‬

2 ANALISAR O SOLO
Análise do solo é o nosso processo de transformação que teremos constantemente com Deus.
Quando nós ouvimos e cremos, nós somos transformados pouco a pouco.
Se não nos analisarmos, como os agricultores fazem ao analisar um solo, como vamos nos curar? Como vamos tratar as coisas que nos impedem de viver o novo de Deus?
Não é uma análise de julgamento. É uma análise cheia de amor conosco, tem áreas da nossa vida que nós escondemos a ferida, não abrimos aquilo para nosso melhor amigo, porque é mais difícil abrir a ferida e dizer “jesus me cura”, “jesus me mostra o caminho ou me muda de rota” porque o processo de cicatrização ou de sair da nossa zona de conforto é longo e difícil. Requer esforço de nós. Requer mudança de nós, mudar dói.
Salmo 19:11-13 na versão A Mensagem diz assim, “A Palavra de Deus é um mapa que nos alerta do perigo e nos leva até onde o tesouro está escondido. Como vamos encontrar o caminho? Como vamos saber que pisamos na bola? Limpe a tela, Deus! Para que comecemos o dia do zero. Guarda-me dos pecados tolos, de pensar que posso assumir o seu trabalho!”.
Com Jesus a restauração pode até ser longa, mas o processo é perfeito, porque é Ele quem faz.
Se formos fazer nós o trabalho, seríamos incapazes, mas é Ele quem nos anima, Ele quem nos levanta, Ele quem move a transformação.
No novo testamento quando as pessoas precisavam ser curadas, era imediato, Jesus não pensava duas vezes. Jesus restaurava ali o que precisava ser restaurado. Nada mudou. Isso é disponível hoje também! Como a mulher do fluxo de sangue, que tocou nas vestes de Jesus e pronto, foi curada!

3 CALAGEM E ADUBAÇÃO DO SOLO
Esse processo é quando o agricultor coloca calcário para corrigir à acidez do solo e aduba para equilibrar todos os nutrientes. É o que deixa o solo “equilibrado” em seu PH e nutrição para dali florir ou gerar frutos.
Para nós, o que pode ser isso, se não, os frutos do Espírito Santo que já habita em nós?
Onde nós deixamos de responder ou resolver a situação com nosso temperamento pouco paciente, da forma com que a raiva do momento nos levaria a dizer, com o que achamos ne natureza racional, a nossa vontade de “vencer” uma discussão ou em estarmos certos em tudo dentro de uma conversa na resolução de algo. E se ao invés disso, partimos por dar espaço ao Espírito Santo agir em nós e através de nós? E, se deixarmos de lado a vontade de “vencer” a discussão para apaziguar uma situação? Se respirarmos e permitirmos que o equilíbrio e paciência nos façam voltar ao eixo antes de responder alguma conversa que antes não teria um fim sereno?
Em Gálatas 5:22-23 diz que “O que acontece quando vivemos no caminho de Deus?
Deus (em outra tradução diz O ESPÍRITO DE DEUS) faz surgir dons em nós, como frutas que nascem num pomar: afeição pelos outros, uma vida cheia de exuberância, serenidade, disposição de comemorar a vida, um senso de compaixão no íntimo e a convicção de que há algo de sagrado em toda criação e nas pessoas. Nós nos entregamos de coração a compromissos que importam, sem precisar forçar a barra, e nos tornamos capazes de organizar e direcionar sabiamente nossas habilidades”, em outra tradução diz assim: “Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!”.

Que a partir de hoje, nós possamos escolher ser a terra fértil, ter nosso planejamento em conhecer a Deus, entregar nas mãos dele o que ainda nos impede de viver o novo, para sermos transformados pouco a pouco e permitir que os frutos do Espírito flua em nós e através de nós, para sempre semearmos algo bom no outro, constantemente florescendo e brotando frutos dos nossos ramos.

Eu vejo que porque alguém escolheu permanecer, porque alguém escolheu ser uma terra fértil, tirando seus pedregulhos, os espinhos e semeando, nós estamos aqui hoje. Porque alguém resolveu adubar a sua terra e buscar por sabedoria, por obediência, nós estamos aqui hoje!

Nem sempre será fácil, nem todos os momentos são favoráveis para permanecermos firmes crendo que o melhor está por vir, o externo nem sempre é um fator que nos ajuda. Mas assim como no plantio, o agricultor nem sempre tem uma terra pronta e um clima favorável para fazer germinar algo no momento que ele quer, mas dia após dia aprontando sua terra e tendo paciência em aguardar o tempo certo, o clima propício, estando posicionado da maneira certa, aquela terra virá brotar algo novo! Aquele mesma terra virá florescer!
“Nessa vida tudo tem sua hora; há um tempo certo para tudo… Há hora de plantar e hora de colher”. Eclesiastes.

Deixe um comentário